Perfil do animal
A ONG segue rígidos critérios para garantir a segurança e a saúde dos animais e dos assistidos. Veja mais sobre o perfil de um animal therapeuta.
Requisitos para os animais
Adestramento/Treinamento específico: cães devem se certificar no curso de Cães de Serviços Assistidos por Animais e gatos, no curso de Gatos de Serviços Assistidos por Animais. Demais espécies fazem apenas avaliação.
Castração: cães e gatos precisam ser castrados, é norma internacional. Para as demais espécies, é opcional.
Estar na fase adulta. Porém, há casos em que animais mais jovens podem apresentar precocemente as características necessárias para atuarem como therapeutas.
Na Patas Therapeutas® não há limite de idade máxima, sendo bem vindos todos os animais com a saúde física e mental em dia e que forem aprovados na avaliação final.
Todas as vacinas devem estar em dia, além do exame parasitológico e controle de pulgas, carrapatos e sarnas.
O perfil dos animais de Serviços
A diferença fundamental entre os animais de Serviços Assistidos por Animais e demais animais de estimação é a confiabilidade em alto grau que se pode ter em seu caráter e temperamento. Isto permite prever seu comportamento em diversas ocasiões.
Dentre a personalidade dos animais de Serviços Assistidos por Animais temos os Passivos, com personalidade mais calma e tranquila e os Ativos que tendem a ter personalidade mais brincalhona e extrovertida.
Todas as raças, espécies e tamanhos são aceitas, assim como os SRD (Sem Raça Definida), também são muito bem-vindos.
Contudo, o animal tem que ter um perfil dócil, equilibrado emocionalmente, dessensibilizado ao toque, sons e cheiros, gostar da companhia de pessoas, de outros animais, sendo assim, um animal sociável.
Os cães e gatos precisam de um treinamento mais específico e que engloba também, os quesitos acima.